terça-feira, 23 de outubro de 2018

O quão longe os Cyberses podem chegar?


Vamos falar um pouco de potencial?


Com todos os inúmeros suportes recentes da Konami para o Tipo Cyberse, o Deck parecia que iria engrenar e finalmente chegar em um nível competitivo. Porém, apesar de tudo isso, e de inúmeras cartas realmente usáveis e poderosa, o Deck Cyberse parece ter congelado entre a linha tênue do 4fun e competitivo. Mas, porque afinal de contas o Deck ainda não conseguiu engrenar, mesmo com seus inúmeros efeitos bons e genéricos? O que será que o Deck precisa para finalmente ultrapassar essa barreira e chegar em outro nível? Essas perguntas serão respondidas ao longo desse post, e eu convido você a vim conosco.

Se você viu o nosso vídeo no Youtube ontem, deve ter visto como o Deck funciona e quais são suas mecânicas de jogo. Porém, apesar disso tudo, o Deck ainda peca em alguns fundamentos, como a direção de suas ações, por exemplo. É verdade que o Deck possui a sua jogabilidade baseada em Link Spam, porém eles acabam por serem usados como engines, em outros Decks que possuem um poder maior de Spam e de recuperação de recursos (algo que apesar do Deck Cyberse ter, ainda não funciona na mesma proporção velocidade/vantagem).

A realidade é que eles provavelmente não vão ganhar nada enquanto houver essa "guerra de Arquétipos" acontecendo lá fora, a não ser claro, que a Konami passe a criar mais Arquétipos Cyberses, com efeitos que englobem todo Tipo de Monstro Cyberse, isso porquê, o Deck Cyberse em si, salvo Salamangreat e Code Talker, não oferece uma variedade muito grande de Arquétipos na mesma proporção que os Guerreiros, Magos ou Dragões. Porém, isso ainda é extremamente entendível, já que se trata de um Tipo, que não está nem a 2 anos no jogo.

E o grande problema que isso gera é a falta de suportes específicos para o Deck que não sejam somente Cyberse. Eu já citei aqui no meu post anterior sobre o "pseudo-fracasso" do Tipo Wyrm, sem dar muitos detalhes, porém, a premissa é a mesma. Wyrm só passou a ser relevante no formato, no último booster da Era Pendulum, 3 anos após sua estreia no jogo. Isso porque, ao longo desse período foram recebendo suportes, sejam diretos ou indiretos, que acabaram por facilitar seu ingresso no Metagame, coisa que no início, pela carência desses suportes, era impossível.


Imagem relacionada
True Draco, foi o último, e talvez único Deck Wyrm relevante até o momento
Tá, mas o que você quer dizer com isso? Simples. Estou dizendo que, Cyberse tem potencial para se tornar um Deck competitivo, mas que, analisando o cenário hipotético, os deja-vús das antigas coleções, e até mesmo o jogo no OCG, é fácil afirmar que isso ainda levará um tempo. Porém, se isso acontecer, Cyberse vai ter o potencial para se tornar um Deck extremamente forte e problemático, até ao mesmo nível de PePe, eu arrisco dizer. Isso porquê, Cyberse tem qualidades extremamente relevantes, e que podem fazer a diferença, pelo o que já foi antes visto nos Metagames do jogo.


  • Extra Link: Essa é uma das maiores vantagens que o Deck oferece, e que realmente podem se tornar um problema no futuro. Ainda hoje já é possível Invocar, com certa facilidade seus inúmeros Monstros Links, e gerar um poderoso campo entre eles, seja acompanhado de monstro não-Link, ou de outros Monstros Link. O Deck Cyberse oferece muitas opções de Extra Deck, até mesmo mais do quê de Main Deck (mesmo com Builds Fusão e Ritual no TCG). E essa opção é tanta, que você pode usar um Extra Deck Cyberse focado em Fusão, em monstros Link 4, em monstros Code Talker, ou em monstros que fiquem co-linkados entre si. Sem contar que grande parte dos seus monstros Link são genéricos, e possuem fácil condição para Invocação, e os que não são, normalmente sempre pedem 2 ou mais Cyberses. No futuro, é bem provável que Cyberse acabe por se tornar um Deck de Extra Link, assim como os Knightmares são hoje.
  • Tributo: Aqui nessa sessão, englobamos o potencial do Deck para a Invocação-Tributo, assim como os seus efeitos que envolvem, de alguma maneira, Tributos como custo. E pode parecer estranho, mas o Cyberses tem sim, um potencial enorme quando se trata de Tributo. Claro que não será no mesmo estilo de Decks como Monarch ou Lair of Darkness, que tem sua mecânica específica para isso, mas para os Cyberses, ela pode ser usada como uma válvula de escape para muitas situações (afinal de contas, ter monstros no campo para o Cyberses, geralmente não é problema). Porém, apesar de ser uma válvula de escape, é bem provável que, caso seja usado focado na Invocação-Tributo, o Deck não venha a se tornar meta, já que ele não foi previamente criado com essa característica. Porém, se por ventura um dia a Konami decidir investir nesse ponto do Deck, ele venha a se tornar viável, já que todos nós sabemos do potencial da Konami quando ela quer inserir alguma coisa no Meta.
  • Banir/GY: Tá aí um fundamento onde os Cyberse também tem um incrível potencial, talvez o maior de todos. E isso não se dá por conta deles, e sim por cartas como Foolish Burial ou Gold Sarcophagus por exemplo. Aliás, o Deck Cyberse já possui cartas extremamente notáveis quando o assunto é banir ou ativar efeitos no Cemitério, ou até mesmo, os dois em conjunto. Cynet Ritual por exemplo, é uma Ritual Spell Card, que, no momento em que você não controlar monstros, se permite auto-banir do Cemitério, e Invocar dois Tokens (lê-se Link), abrindo o seu leque de opções de jogadas. Outra carta de extrema importância é a Cynet Backdoor, que além de banir, ainda pode buscar cartas do Deck, aumentando assim a consistência do mesmo. Cartas como Dotscaper ou o Balancer Lord, podem se aproveitar deste efeito, já que ambos, quando deixam o campo, permitem Invocar monstros. São dois monstros ao custo de nada. É claro que Thunder Dragon, pelo menos até o presente momento, é o Deck Première Ouro quando o assunto é banimento de cartas ou efeitos no Cemitério, porém, se Cyberse chegar a 50% do seu potencial, será algo bastante relevante.
  • Invocação-Especial: Isso não é algo que o Deck tem de potencial de fazer, e sim que ele já faz. O que não falta em um Deck Cyberse são cartas para realizar Invocações-Especiais. Entre as mais notáveis estão o Prompthorn que te permite Tributar um monstro e Invocar Monstros Normais cuja soma dos Níveis seja igual ao Nível desse monstro. Que como vimos no vídeo de ontem, faz uma bela troca de um por 3. Outra carta muito boa para essa mecânica é a Backup Secretary, que se auto-Invoca simplesmente se você controlar Cyberses. Ou também ainda temos o Boot Staggered e o Link Infla-Flier. O primeiro se Invoca simplesmente quando um Cyberse é Invocado para o meu campo, já o outro, se Invoca simplesmente se eu controlar um Link, na zona que ele apontar. E talvez, num futuro cenário hipotético onde os Cyberses se tornem meta, algumas dessas cartas possam vim a ser banidas ou limitadas.
  • Busca: Os Cyberses ainda sofrem um pouco com a falta de buscadores para o Deck. No TCG, só existem dois mais notáveis, que é a Cynet Backdoor (já citada nesse post) e a Lady Debug, que aliás, é uma carta extremamente útil para o Deck, porém, por enquanto a única buscadora nata de fato. Quando Invocada, te permite adicionar 1 Cyberse Level 3 ou menor para à mão. Simples e rápido. E ainda pode ajudar outros Decks Cyberse, como Salamangreat por exemplo. A vantagem, e a desvantagem da carta é a mesma: ser extremamente genérica, e buscar qualquer Cyberse do Deck que esteja dentro da sua condição. No futuro, isso servirá para buscar ainda mais Cyberses de diferentes Decks, e dentro da própria build do Playmaker, ela pode acabar ir se aventurando em outras builds base de outros Decks, como uma engine. Caso isso aconteça, não consigo ver essa carta se livrando de uma eventual banlist no futuro.
  • Magia de Campo: O Deck Cyberse não tem nenhuma Magia de Campo. As duas que existem, não são usáveis no Deck, e não nos proporcionam nenhuma vantagem relevante. A Konami precisa criar uma Magia de Campo que faça buscas, ofereça proteção ou ajude a Invocar com ainda mais facilidades os Monstros Link do Tipo, para que o Deck possa ganhar mais velocidade. O Deck Cyberse não precisa usar uma Magia de Campo que simplesmente dê um pequeno boost em seu ATK. Ela precisa de algo fora os monstros que os garanta no campo, que infelizmente, ainda é o que mais falta, mesmo depois do lançamento do Transcode Talker. Sem dúvida, ainda é o fundamento que precisa de melhorias, pois sem ele, o Deck fica muito vulnerável.
  • Handtraps: E o último tópico dessa análise vão para as Handtraps. Infelizmente as Handtraps são um mal necessário para o jogo, mas em alguns Decks, como Cyberse por exemplo, elas podem "quebrar" a consistência deles. Todo o Main de Cyberse, sejam para os Code Talkers, Salamangreats ou o próprio Tipo, são bem apertados. É muito difícil usar 40 cartas sem sentir falta de algo, e se for contar que pelo menos 6 ou 7 desses slots são para Handtraps, a conta realmente não fecha. O que poderia ser feito, era criar handtraps para os próprios Cyberses, ou do próprio Tipo Cyberse (já que poderia ser inserido no Deck com mais facilidade, por conta dos seus suportes), e além disso, gerar mais velocidade no Deck, para que ele precise de menos cartas para fazer o que ele faz.

TranscodeTalker-YS18-EN-UR-1E
Transcode Talker nos oferece proteção, mas queremos um pouco mais


Tá, mas e aí? Depois disso tudo, o que você tem a me dizer sobre os Cyberses? Muito simples, elementar meu caro. Depois de toda essa análise um coisa conseguimos observar: Cyberses possuem mais pontos fortes do que pontos fracos, então ele realmente tem um potencial. É só prestar atenção nas cartas presentes no Metagame, como Firewall Dragon, Tri-Gate Wizard, Decode Talker, entre outros Cyberses por aí. Com um pouco mais de suportes na sua função certa, Cyberse se tornará ainda mais forte, mas é claro que continuará tendo seus defeitos, afinal de contas, até os melhores Decks Meta tem.

Mas o fato que me preocupa é. Cyberse é tão genérico que pode gerar dor de cabeça. A Konami parecia estar com receios no início da Era Link quanto a esse Deck, mas agora, de tempos para cá, começou a dar suportes cada vez melhores, genéricos e que entram em outros Decks. Algo muito semelhante aconteceu na era Pêndulo do jogo, onde os suportes tão genéricos de um Deck começaram a servir para outros, e o jogo foi virando uma salada de frutas, até que surgiu PePe, um Deck, que, quem jogou na época sabe que deu dor de cabeça até para a Konami. Para os jogadores de Cyberse, se isso acontecesse seria excepcional, porém, para o jogo como um todo, prejudicial.

Não acho que a Konami vai cometer o mesmo erro do passado, mas também não acho que Cyberse vai se tornar um Tipo isolado como os Psychic, por exemplo. Com cautela, Cyberse pode se tornar aos poucos um Deck competitivo no futuro. Com medo, o Deck Cyberse vai ser somente um Deck bom, com peças fundamentais faltando. E com investimento pesado, Cyberse pode se tornar um pesadelo. O futuro é incerto, assim como nossas vidas. O que nos resta é esperar, e ver como o jogo vai se formar num cenário futurístico. Fiquem bem, e até o próximo post do Cyberse Team!

Att, Cyberse Team BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário